quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Água Branca: prefeitura acaba com lixão e cria unidade de tratamento de resíduos

Água Branca se prepara para transformar todo o sistema de recebimento e tratamento do lixo doméstico. O município distante 90 Km ao sul de Teresina/PI e 210 Km ao sul de Barras, está na fase final da preparação da Unidade de Tratamento de Resíduos, que irá substituir o antigo lixão a céu aberto da cidade.

Em uma parceria público-privada (PPP), a empresa Ecotrade será a responsável pela exploração, reciclagem e redistribuição do material recolhido. A prefeitura cedeu os 3 hectares de terreno do antigo lixão e a empresa se responsabilizou também pela construção dos galpões e lagoas de tratamento.

A cidade, atualmente, recolhe 24 toneladas de lixo por dia. O prédio da nova Unidade terá dois galpões de separação do lixo e duas lagoas para o tratamento do chorume, líquido expelido pelo acúmulo dos resíduos. Um biodigestor também será instalado. 

Com esta ação, a Prefeitura de Água Branca se enquadra às exigências estabelecidas pela lei 12.305, de 2010, que determina que todos os municípios brasileiros extingam os seus lixões e os substituam por aterros sanitários. As medidas punitivas para as prefeituras que descumprirem a lei dentro do prazo estabelecido é a suspensão de repasses do governo federal ao município.

Outro avanço na questão do saneamento da cidade é a conclusão de mais uma etapa das obras do esgoto sanitário. Com a finalização desta obra, Água Branca terá uma cobertura de 75% dos seus esgotos tratados. Percentual que está bem acima da média nacional, com é de apenas 39%, segundo dados do Instituto Trata Brasil, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. O prazo para o término das obras é de 30 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário