segunda-feira, 22 de abril de 2013

TRABALHADOR: EDUCAÇÃO EM 1° LUGAR ( DE MAIO)



ouro preto. Que a salvação vem de baixo. De um lugar muito profundo. Mais isso vai ser quando mesmo? E quais metas, princípios e técnicas serão utilizados para bem aplicar essa verba que vem de tão longe, capaz de livrar uma nação inteira do analfabetismo e do marasmo que vive a educação pública? Eu como Professor, brasileiro, piauiense chego a me arrepiar todo em ver tanta gente envolvida para salvar a educação pública brasileira. Essa mesma que ao longo de 500 anos foi negligenciada e tratada como segundo, terceiro, quarto, quinto...... plano.O que foi que nossas autoridades beberam para de uma hora para outra alcançarem esse discernimento tão profundo?. Que uma nação onde que TEM, estuda, conquista os melhores lugares e tem seus direitos garantidos, como saúde, segurança, lazer, moradia (e que moradia). Enquanto do outro lado QUEM NÃO TEM, fica sem tudo isso que falamos e sem EDUCAÇÃO. Não é muito estranho somente agora essas “autoridades” que TEM tudo começaram a ver que quem NÃO TEM NADA, precisa TER. No regime capitalista quanto mais cabras, mais cabritos. Ou seja, somente agora acordaram que quando mais pessoas ganhando, mais os QUE TÊM TUDO, continuam TENDO, e os que NÃO TÊM NADA, podem continuar aumentando a riqueza dos QUE TEM.
 Nada vem deles que não volte para eles. A educação é o mote de muitos versos, poemas e discursos há décadas entoados pelos políticos Brasil a fora.
Escola pública servindo ao POVO como se fossem os antigos liceus da Grécia, só no imaginário de um apaixonado pela EDUCAÇÃO. Por que partindo da boca e das ações desses políticos que nunca sentaram em uma cadeira “macia” do Zacarias de Goes, Edgar Tito, Clemente Fortes, Nós últimos anos os brasileiros tem ouvido falar na revolução educacional a partir do Lélia Avelino, João Costa, Honorina Tito, Arimateia Tito entre dezenas e iguais a estas que citamos, durante quatro horas diárias nesse “clima de montanha” do Piauí e vem querer dizer o quanto é ruim o povo sem Educação!
“QUEREMOS EDUCAÇÃO PÚBLICA GRATUITA DE QUALIDADE PARA TODOS”. Uma frase dita por nós educadores, trabalhadores e trabalhadoras em EDUCAÇÃO repetida dezenas de milhares de vezes, mas não levada a serio pelos políticos desse país. A EDUCAÇÃO É A ÚNICA arma que podemos doar ao POVO para defender-se de QUEM TEM. Pois se os brasileiros acreditam que este vão despejar essa riqueza que vem de muito dentro na casa dos mais simples. É um ledo engano. O que vai pingar é NADA, diante do bolo maior que vem de baixo deste solo pátrio.
Não adianta virem com prosopopeias flácidas para acalentar gado bovino. E nem queiram fazer-nos engolir o batráquio. Pois somente quando nesse país for criada uma LEI que obrigue os GOVERNOS a VALORIZAREM os profissionais da educação pública brasileira a partir de um plano nacional de carreira do magistério, com as garantias constitucionais que possam dizer que o MAGISTERIO PÚBLICO BRASILEIRO que vai do Iapoque ao Chuí, são iguais sem discriminação por conta da sua localização geográfica, opção de gênero, credo e ou cor, teremos VENCIDO A GUERRA que já dura mais de 500 ANOS.
A luta do SINTE PIAUI, é justa, é verdadeira e pura acima de tudo. Pois que senti na pele, sabe bem o que é trabalhar e não ter o resultado do seu trabalho reconhecido pela classe política desse Estado e desse País. PARABENS AOS PAIS, ESTUDANTES E TRABALHADORES E TRABALHADORAS EM EDUCAÇÃO, por não desistirem de ver um dia esse BRASIL DOS QUE TEM TUDO, poder ser UM BRASIL PARA TODOS.
 TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO,PAIS, ALUNOS E SOCIEDADE EM GERAL façam essa analise de o quanto somos importantes para os que NÃO TÊM. E os QUE TÊM TUDO ficam a imaginar. Povo EDUCADO e CULTO é difícil de ser enganado.

Kassyus Klay Lages de Carvalho. Professor da Rede Estadual de Ensino do Piauí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário