quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Vereador propõe mudanças no horário de abertura de lojas e repartições

O vereador Rodrigo Martins (PSB) protocolou nesta terça-feira (6), na Câmara Municipal de Teresina, pedido de audiência pública para discutir alterações na rotina de funcionamento do centro comercial da cidade.
No encontro, o parlamentar pretende debater a proposta com comerciários, classe patronal e órgãos da administração pública.  A ideia é evitar a coincidência entre o início do funcionamento do comércio e o começo do expediente em repartições públicas e escolas.
"A cidade já apresenta congestionamentos que iniciam às 6h30. Quem está nos bairros e precisa se deslocar para o Centro encontra gargalos, como na Ponte Wall Ferraz, Frei Serafim, Duque de Caxias e Miguel Rosa. É preciso discutir alternativas para melhorar a mobilidade", explicou Rodrigo.
A intenção da audiência pública é viabilizar a mudança a partir do diálogo com trabalhadores do comércio e empresários. "A nossa sugestão é que o as lojas e repartições abram a partir das 9 horas, mas queremos discutir com os sindicatos dos comerciários e lojistas, que estão diretamente envolvidos, e evitar prejuízo às categorias", acrescentou Martins.
Em discurso na tribuna, Rodrigo Martins reconheceu que a capital precisa de investimentos e obras estruturantes para melhorar o trânsito. "Mas também é necessário buscar ações e alternativas viáveis economicamente para minimizar congestionamentos na região central no início da manhã", argumentou.
O vereador Gilberto Paixão (PT), representante do movimento sindical dos comerciários na Câmara, destacou a proposta do colega e alertou para a possibilidade dos empresários desobedecerem um possível acordo trabalhista. "É uma discussão importante. Porém, vai ser difícil convencer o empresariado dessa ideia porque tudo para eles gira em torno de questões econômicas", lembrou o petista.
A vereadora Rosário Bezerra (PT) considera que a proposta abre caminho para outros debates. "É algo que trata da mudança de hábito do teresinense e vai ser porta para outras alternativas viáveis no que diz respeito à troca de turnos por conta do calor da cidade ou criação de mais ciclovias para estimular a atividade física", apontou.
A data da audiência pública ainda será marcada. O encontro deve ocorrer ainda neste semestre.
Edição: Da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário